Dicas Caseiras

Cardápio de carnaval para ter mais energia!

Saúde e Bem Estar

Cardápio de carnaval para ter mais energia!

Antes: o folião que optar por estas modalidades deve ficar atento à hidratação do corpo e ao gasto calórico. "Nestes dias, os foliões gastam muito mais calorias do que em dias normais. Por isso, devem aumentar a quantidade de carboidratos e proteínas ingeridas (eles garantem energia ao corpo), além de evitar gorduras e muito sal

Café da manhã: sucos e frutas. Pães integrais, queijo, peito de peru light e bolos.

Almoço: o ideal é optar por massas, como macarrão e carnes grelhadas. "Evite molhos, maioneses e tudo o que puder causar alguma irritação intestinal nas altas temperaturas

Durante: nesta festa não tem medida mais eficaz: hidratar é o refrão. Com a transpiração em excesso, o folião acaba perdendo muitas vitaminas e sais minerais, correndo o risco de ficar desidratado.

Usar a alimentação como fonte de reposição exige cuidados já que, no meio do agito e da multidão, fica difícil fazer uma refeição. Além disso, cair na pista logo na sequência pode causar desconforto.

Mas não dá para ficar sem repor o que perdemos. Por isso, a sugestão é investir em líquidos e lanches leves.

Opções para a tarde: invista em isotônicos que repõem o sódio, o potássio e as vitaminas perdidas; sucos de fruta e água, que hidratam.

Mas se a fome bater, invista em uma barrinha de cereal ou uma fruta. Um pedaço de queijo vai bem, já que as proteínas ajudam a manter o pique e não são tão calóricas.

Depois: Quando a festa terminar, o melhor a fazer é voltar aos poucos ao ritmo normal. O certo é voltar à dieta equilibrada, que estava sendo seguida antes do carnaval.

O perigo do pós-carnaval, é que o folião acostuma a ingerir quantidades maiores de comida em função do consumo excessivo que teve e depois não percebe que precisa retomar o ritmo normal. Se não, este resultado aparece nos quilinhos a mais na balança. Além disso, é preciso repor os sais minerais e vitaminas com ingestão de água e sucos naturais.

O que ingerir: frutas, verduras, sucos, água.

O que deixar para traz depois da festa: isotônicos, já que o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, e diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na medida em que o gasto calórico diminui.

Fonte: www.minhavida.com.br