Dicas Caseiras

Estação Eugênio Lefévre em Sto Antº. do Pinhal!

Viagens e Turismo

Estação Eugênio Lefévre em Sto Antº. do Pinhal!

A Estação Eugênio Lefévre em Santo Antônio do Pinhal é um dos atrativos mais visitados da cidade. No local, também há lojas de artesanato, um orquidário e uma cafeteria tradicional que recebe os visitantes com todo o charme do clima da montanha.

A estação foi inaugurada em 1916 e seu nome, Eugênio Lefévre, homenageia um engenheiro que, juntamente com Euclides da Cunha projetou a ferrovia, nunca construída, que ligaria Mogi das Cruzes ao porto de São Sebastião.

Em 1949, a estação estava escolhida para ser o ponto de partida de um ramal que ligaria a E.F.C.J. ao ramal de Paraisópolis, em Minas Gerais, ponto final de um ramal da RMV que, como se sabe, jamais foi construído.

A Estação Eugênio Lefévre funciona até hoje no mesmo prédio original, situando-se pouco além da metade do caminho da ferrovia, a 4km do centro de Santo Antônio do Pinhal, e também fazem parte do conjunto, uma vila ferroviária e uma subestação da ferrovia.

Você pode chegar à estação vindo pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que liga Taubaté a Campos do Jordão. Pouco antes da chegada do trem a Eugênio Lefevre, a ferrovia cruza por essa rodovia.

A 1162m de altitude, em meio à Serra da Mantiqueira, a Estação Eugênio Lefévre é a primeira parada do tradicional passeio do Trem do Mirante, que sai de Pindamonhangaba e vai até Campos do Jordão.

Para embarcar nesta viagem que cruza parte da Serra da Mantiqueira sobre os trilhos da Estrada de Ferrro é preciso se programar e comprar a passagem com antecedência para não perder o passeio. Veja as datas e tarifas do passeio de trem no site oficial da EFCJ.

Atualmente, a estação é mais conhecida popularmente pelo nome da cidade: Santo Antônio do Pinhal.

A partir da estação também é possível chegar a outro ponto turístico muito visitado na cidade: o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora.