Dicas Caseiras

Por que devemos consumir mel?

Saúde e Bem-estar

Por que devemos consumir mel?

O mel é um produto natural, considerado um dos mais puros da natureza. É utilizado há bastante tempo, principalmente, para adicionar sabor aos alimentos e às bebidas. Foi um dos primeiros alimentos do homem, que os utilizavam inclusive como recurso medicinal, o que até hoje é feito por tribos indígenas. Segundo ideias encontradas no livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos,

O mel foi o adoçante básico da Europa até o século XVI, até que o açúcar granulado (mais fácil de ser armazenado e transportado) passou a ser vendido. Mas, o açúcar não substitui o sabor mais complexo do mel, por isto, este continua sendo um alimento popular.

Existem muitos tipos de méis, ricos em sabores e aromas, e com um super potencial, inclusive, para o uso terapêutico.

O mel é classificado em duas categorias: o verde, que é o mel com excesso de água, e o maduro, que é o mel pronto, denso e desidratado. A cor do mel é influenciada pela origem floral, fator climático e temperatura nas colmeias durante o período de amadurecimento. Já o sabor e o aroma estão relacionados a cor. Quanto mais escuro mais rico em minerais e, consequentemente, apresentará sabor e aroma mais forte. A abelha é a grande responsável pela produção deste alimento, mas, as flores e as condições ambientais, do local onde as plantas e as abelhas se encontram, também tem bastante influência nas características do produto final.

De acordo com o artigo “Características do Mel”,

“O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce elaborado a partir do néctar das flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas ou ainda de excreções de insetos sugadores de plantas, no qual abelhas melíferas coletam, transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colmeias. As características podem ser alteradas de acordo com o tipo de flor utilizada, clima, solo, umidade, altitude, entre outros, afetando o sabor, a cor e o aroma do mesmo.”

O mel é uma fonte de alimentação nutritiva e saudável.  É constituído por uma solução concentrada de açúcares com predominância da glicose, presença de frutose e, alguns tipos de méis, apresentam maior teor de sacarose que outros.

Possui também minerais, vitaminas ácidos orgânicos, enzimas, aminoácidos, água, substâncias aromáticas, pigmentos e grãos de pólen, podendo conter cera de abelhas procedente do processo de extração. É também um alimento fonte de carboidratos, nutriente essencial para fornecer energia ao homem, muito utilizado por esportistas.

Sem dúvida, o mel traz diversos benefícios para quem o consome, mas vale o alerta:

O mel, ao ser consumido, apresenta imediata absorção pelo organismo e por isso deve ser utilizado com cautela por indivíduos com sobrepeso, obesidade, síndrome metabólica, diabetes mellitus e pós cirurgia bariátrica, que geralmente fazem uso do produto como um adoçante natural.

Fonte: Cozinha Fit e Fat