Dicas Caseiras

Obesidade - Mude seus hábitos e viva melhor!

Saúde e Bem-estar

Obesidade - Mude seus hábitos e viva melhor!

Segundo pesquisas, somente no Brasil, quase metade da população (48%) está acima do peso. E, 15% são considerados obesos.

O QUE É OBESIDADE?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS:

Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

Por trás desse problema de saúde pública existe um grande mercado de produtos que prometem maravilhas desde a redução de peso em tempo recorde e ainda cosméticos e procedimentos estéticos de todo tipo para esse fim.

São produtos e procedimentos possíveis.  Porém, desde que sejam por meio de empresas idôneas e com devida autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Se você está nesse grupo do sobrepeso ou da obesidade, o correto é, primeiramente, fazer uma consulta médica para saber quais são suas reais necessidades e o caminho a seguir, inclusive com relação a medicamentos.

MUDANÇA DE HÁBITOS:

A mudança de hábitos é importante para a forma física e principalmente para a saúde mental. Nunca é tarde para começar. A prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação saudável, de três em três horas, por exemplo, são atitudes que vão gerar bons resultados, inclusive contra a hipertensão arterial, entre outros benefícios. Isto deve ser feito não apenas por motivos estéticos, mas, principalmente, por questões de saúde.

CRIANÇAS:

O número de casos de obesidade infantil, por sua vez, quadruplicou nos últimos 20 anos segundo dados oficiais (em 1991, 4% dos meninos estavam acima do peso, contra os 16% atuais; em meninas, esse número escalou de 3%, em 1991, para 12% em 2011). Ou seja, as crianças também precisam de muita atenção para não desenvolverem doenças futuras.

LEMBRE-SE SEMPRE:

Não existe mágica! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis e controlar a obesidade, a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Fonte: Jornal do Consumidor e www.minhavida.com.br