Mercadinho Piratininga

Cultura e Lazer

Dicas para o Dia das Crianças

Estas pequenas pessoinhas também merecem o dia delas. E todos nós sabemos que crianças adoram uma novidade. Com estas dicas, você vai fazer o seu pequeno muito mais feliz!

Programações:

Você pode fazer programações divertidas como oficinas artesanais, jogos e brincadeiras, culinária para crianças, desenhos para pintar e liga ponto.

Café da Manhã:

Que tal começar o dia levando o café da manhã na cama para as crianças? Começar o dia com a primeira atenção para elas. Pode ser numa bandeja ou num prato maior onde fica o que a família costuma comer nessa refeição, procurando colocar especialmente o que as crianças gostam mais e ficando a seu lado para poder ajudar se precisar e participar da alegria dela com a surpresa.

Passeios:

Os passeios podem ser simples, mas é bom que sejam diferentes: visitar uma pracinha ou parque novo que os pais descobriram ao sair para o trabalho: ir até o local do trabalho da mãe ou do pai e ver tudo que tem perto; visitar um parente ou amigo que tenha um quintal em casa para lá fazer brincadeiras com as crianças.

Oficina de Brinquedos:

Oficina de brinquedos: antes do dia, pais e familiares procuram conseguir os materiais: sucata como vasilhas e potes de plástico, pedaços de fazendas e lãs, pedaços de papel e cartolina, e também coisas da natureza. Depois eles precisam ser limpos e arrumados para facilitar a escolha das crianças. Material sujo e desarrumado não estimula a fazer nada com ele. É preciso também material de apoio, por exemplo: lápis, canetinhas, tinta, pincéis, cola, tesouras, barbantes, jornais, revistas etc . E escolher um lugar na casa ou do lado de fora para fazer a oficina, que na hora vai gerar um pouco de bagunça. É preciso atenção com tesouras ou outro objeto com o qual as crianças possam se machucar. Se houver crianças pequenas a atenção tem que ser maior e praticamente os adultos é que vão fazer o brinquedo “com” ela. Mas as crianças adoram o momento do fazer e ficam felizes em brincar com o que é feito na oficina, ainda mais porque foi feito junto com os pais.

Atividades pela Prefeitura:

Verifiquem nas atividades planejadas pela prefeitura de sua cidade quais as programações para o período da tarde. Sempre montam peças teatrais, apresentadas em espaços públicos ou com preços mínimos, que também será interessante para os mesmos.

Batata Quente:

Material: uma bola de meia ou uma bola pequena de jornal amassado (ou qualquer outra coisa que possa substituir a bola).
Como brincar: as crianças sentam em roda. A bola é a batata quente. As crianças vão cantando uma música conhecida, por exemplo:
“Ciranda, cirandinha ...” enquanto passam a batata quente de mão em mão. A um sinal do brinquedista param de cantar e quem estiver com a batata na mão paga uma prenda. Esta já deve ter sido combinada previamente com as crianças para ver se aceitam brincar assim.

Cultura Familiar:

Sugerimos ainda um resgate da cultura familiar, propondo um levantamento de brincadeiras antigas, aquelas da época dos nossos avós. E nos lembramos de dar sugestões de presentes e dos cuidados para que os pequenos não se machuquem.

Fantasias:

Em casa podem combinar (antes do dia) com vizinhos e parentes que também tenham criança, ou só a família mesmo, e fazer um festival de fantasias: encher uma caixa com roupas, bolsas, sapatos de adulto, fantasias que eles ou as crianças usam em festividades do lugar onde vivem e fazerem um desfile. Podem incrementar também as fantasias com coisas de sucata.

CDs de Música:

Entre dois e três anos as crianças estão com a corda toda. Um CD de música, para cantar e dançar, por exemplo, ajuda na elaboração do vocabulário, além de alegrar os pequenos. Outra boa opção são livros de histórias infantis que podem ser lidos pelos pais – um momento especial de compartilhar carinho.

Veja mais dicas aqui e tenha um Feliz Dia das Crianças!