Mercadinho Piratininga

Saúde e Bem Estar

7 dicas para comer mais frutas e verduras!

Muitos pessoas acham que é difícil inserir a quantidade adequada de frutas e legumes em suas dietas na correria do dia a dia.

Por isso, aqui vão 7 dicas que irão te ajudar a comer mais frutas e verduras:

1. APROVEITE O CALOR

Durante os dias quentes a vontade é de comer alimentos refrescantes, certo? Pois frutas e legumes são perfeitos para saciar sua vontade! Por isso, aproveite que estamos no auge do verão para criar esse hábito de preferir alimentos saudáveis e frescos – assim, quando o frio chegar você já vai ter inserido esse pensamento em sua rotina!

2. FAÇA SUCOS E SOBREMESAS 

Criar o hábito de tomar seu suco verde pela manhã não é apenas saudável como também uma forma de ingerir frutas e legumes simultaneamente. Mas fique ligado: para não perder as fibras, tome-o sem coar, ok? 

Outra dica bacana é comer frutas como sobremesa – natural ou cozinhando-as. Pera, maçã e banana são frutas que ficam super docinhas quando assadas por alguns minutinhos. Você também pode fazer sorvete de banana, yogurte natural com morangos e chia, sacolé de frutas picadinhas.

3. APROVEITE O EMBALO

Quando chegar da feira, aproveite o embalo e faça todo o serviço: lave as folhas e guarde-as quando estiverem secas, monte seus kits de suco verde dentro de saquinhos individuais e congele, organize sua geladeira. Assim você não corre o risco de a preguiça bater na hora de comer suas aquisições – e você evita o desperdício.

4. FACILITE SUA VIDA

Se, para você, o mais fácil é ir à feira uma vez por semana e abastecer a geladeira, ótimo. Mas, se você realmente não consegue encontrar tempo em sua rotina para ter esses hábitos, saiba que isso não é motivo para não melhorar sua alimentação. Você só tem tempo para comprar frutas picadinhas no supermercado e aquela salada que já vem lavada? Que seja – o mais importante é você inserir mais frutas e verduras no seu dia a dia.

5. TENHA METAS ALCANÇÁVEIS

Se você não tem o hábito de comer frutas e legumes, não comece prometendo comer 5 tipos de frutas e 3 legumes por dia – isso é muito fora de sua realidade, e você vai acabar encarando como dieta temporária o que deveria ser uma reeducação alimentar. É claro que mudar de hábitos requer algum esforço, mas deve ser prazeroso, acima de tudo.

Portanto, aumente a quantidade de frutas e verduras de forma proporcional ao que está acostumado, dobrando seu consumo. Você comia uma fruta por dia? Coma duas! Você já tem uma dieta rica em frutas e legumes mas quer melhorar mais? Desafie-se a experimentar novos alimentos ou modos de preparo.

6. LEVE SEMPRE UMA FRUTA CONSIGO 

Pode ser uma maçã, uma banana, uma mexerica. Assim, quando a fome bater enquanto você está na rua, você evita cair na cilada de comer “qualquer coisa” – que normalmente é um carboidrato de farinha branca ou um alimento industrializado, que só tem calorias vazias. Vale, inclusive, levar frutas secas, que ocupam pouco espaço e duram bastante tempo.

7. ALIMENTOS DA ÉPOCA

Procure alimentos de época. São mais saborosos e mais em conta.