Dicas Caseiras

Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí

Cultura e Lazer

Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí

Vizinha de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí não lembra em nada a cidade de inverno mais famosa de São Paulo - a não ser pelas boas trutas, presentes nos cardápios de ambos os lugares.

Um marco na paisagem da cidade, a Pedra do Baú atrai aventureiros de diversas faixas etárias, que vão até o cume caminhando ou fazendo escalada.

Mas o encanto dessa cidadezinha de interior não está só em torno de seu principal cartão-postal: o Centro tem ruas pacatas e pracinhas agradáveis, que no Carnaval se enchem de foliões atrás dos bonecos gigantes do tradicional Bloco do Zé Pereira.

No resto do ano, a regra é descansar curtindo a natureza nas boas pousadas dos arredores.

Como chegar:

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro/SP-123 até a SP-046, que continua em Minas Gerais como MG-173. É possível evitar dois pedágios (ida/volta) seguindo pela Dutra.

Como circular:

A cidade é margeada pelo SP-050. À esquerda da rodovia estão algumas pousadas, concentradas no bairro Serrano. À direita há maior concentração de hospedagens, principalmente no bairro do Quilombo. Seguindo pela Estrada do Paiol Grande, sentido Campos do Jordão, você encontra o acesso para a Pesca da Montanha e para a Pedra do Bauzinho, que dará acesso à do Baú. A região central da cidade concentra lojinhas de artesanato.

Onde ficar:

Uma das mais caras da região, a Pousada do Quilombo tem acomodações com lareira e varanda. Com diárias até R$ 300, considere a Refúgio Mantiqueira, a Pousada Pesca na Montanha e a Hospedaria Casarão.

Sugestões de roteiro:

Você precisará de dois. Reserve um dia para subir a Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata e para conhecer o atêlie Ditinho Joana, onde Ditinho exibe suas esculturas em jacarandá.

No outro dia, aproveite para fazer a Pesca na Montanha, com mata nativa e bons lagos para a pesca de truta, e para comprar no Espaço Arte no Quilombo.