Dicas Caseiras

São Francisco Xavier simpático por natureza!

Viagens e Turismo

São Francisco Xavier simpático por natureza!

São Francisco Xavier é uma pequena vila localizada na Serra da Mantiqueira, Estado de São Paulo. A região é considerada APA, área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. São 720 metros de altitude em uma região de fácil acesso, à apenas 54,8 km de São José dos Campos.

Por ser uma região tranquila, com opções de lazer e atividades de ecoturismo, São Francisco Xavier vem aumentando gradativamente o número de visitas por turistas.

Dentre as opções de belezas naturais acessíveis, o visitante encontra a Cachoeira Pedro David e a trilha para o Queixo D’anta.

Seu público visitante é principalmente formado por casais e famílias que procuram um tempo longe da agitação dos centros urbanos. Para atender a essa demanda, os hotéis e pousadas em São Francisco Xavier disponibilizam uma larga estrutura de hospedagem com chalés equipados com lareira e hidro.

Algumas destas opções de hospedagem ficam situadas no centro da vila, juntamente com os principais restaurantes como o Photozofia e Trutas Mariser.

Outra pitoresca atração é o artesanato, encontrado em lojas com a Bruxinhas do Mato e em algumas pousadas.

A gastronomia indicada para apreciar no distrito é a regional, com pratos caseiros e tradicionais. A especialidade dos restaurantes é a cozinha moderna, utilizando ingredientes cultivados na região como truta e shitake.

Grande parte dos chefes preferem favorecer o uso de produtos naturais, oriundos da Serra da Mantiqueira.

Bom passeio!