Dicas Caseiras

7 motivos para incluir o abacate em seu cardápio!

Saúde e Bem-estar

7 motivos para incluir o abacate em seu cardápio!

Apesar de bastante calórico e gorduroso, o abacate não tem nada de vilão. A fruta, se consumida na quantidade certa, traz importantes benefícios para a saúde. Não à toa, ela é recomendada para quem pratica atividades físicas e tem indicações para quem quer ganhar massa muscular, emagrecer e combater o colesterol ruim.

Veja abaixo sete motivos para você incluir o abacate na sua rotina:

1. Ganho de massa muscular:  abacate é rico em beta-sitosterol, uma substância que ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse que acelera a queima de massa magra como fonte de energia.

2. Evita o "pneuzinho": também pela ação do beta-sitosterol, a regulação do cortisol traz outros benefícios. "O cortisol diminui o metabolismo e pode aumentar a concentração de gordura, principalmente na região abdominal.

3. Melhora a circulação: o abacate é bastante gorduroso, mas sua gordura principal é o acido oleico monoinsaturado, o mesmo encontrado no azeite de oliva. Ele facilita a circulação do sangue, evita o aumento do colesterol e ajuda na modulação da pressão arterial.

4. Ajuda a comer menos: sabe aquela impulsão na hora de comer, fazendo com que você exagere no prato e só pare quando já está se sentindo "cheio"? O abacate ajuda a controlar esse excesso. Por ser fonte do ácido oleico (a famosa gordura boa), ele a aumenta a sensação de saciedade.

5. Combate o envelhecimento precoce: o abacate é fonte de uma substância chamada glutationa, que é um poderoso antioxidante. Ele evita a proliferação dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce e danos celulares.

6. Bom para o pré-treino: a presença de gordura boa faz do abacate um aliado no pré-treino, já que essa gordura é usada para fornecer energia na ausência do carboidrato. "A porção ideal a ser consumida é de 50 gramas, o que equivale a aproximadamente um quarto de um abacate grande".

7. Doce ou salgado: outra vantagem do abacate é que ele pode ser consumido nas formas doce e salgada. É um ingrediente bem-vindo em saladas, sanduíches e é a base do mexicano guacamole, mas também é muito apreciado em vitaminas ou batido com mel, limão ou açúcar.