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Veja as diferenças entre os tipos de batatas!

Saúde e Bem Estar

Veja as diferenças entre os tipos de batatas!

A batata faz parte da refeição de grande parte dos brasileiros e existem diversas opções, com propriedades diferentes e indicadas para cada tipo de pessoa.

A batata-inglesa é a mais utilizada e tem um pouco menos de calorias do que a batata-doce e a batata-baroa. Porém, ela é composta praticamente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico, ou seja, não indicado para os diabéticos. Para quem tem a doença, a melhor opção é a batata yacon, ainda menos calórica. 

Veja no infográfico abaixo:

Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.

Além disso, têm ação antioxidante, desintoxicante, antiinflamatória e ainda ajudam a combater o ganho de peso, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.

No entanto, a batata-inglesa é fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. Na hora de comprá-la. É melhor sempre escolher as mais lisas. Para conservá-la, o ideal é evitar o uso da geladeira porque a temperatura baixa pode alterar seu sabor.

Além disso, a batata-inglesa geralmente é frita, mas essa não é a opção mais saudável porque o processo de fritura provoca a perda de nutrientes, aumenta a gordura e as calorias. Se preparada cozida e com a casca, é melhor porque a perda nutritiva é muito menor.

A batata-doce pode também ser cozida com casca e é uma boa opção para quem pratica atividade física já que é fonte de energia para o trabalho muscular. Apesar do nome, ela tem baixo índice glicêmico e também aumenta as defesas do corpo e ajuda a prevenir lesões.

Já a batata-baroa, conhecida também como mandioquinha-salsa, é boa para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de doença.

Porém, no caso dos diabéticos, como já foi citado, a yacon é a melhor opção porque diminui os níveis de glicemia e insulina no sangue e ainda melhoram o sistema imune da pessoa. Além disso, ela é composta por 90% de água, portanto deve ser consumida rapidamente.

Seja qual for a batata, a melhor opção de preparo é sempre a cozida ou assada, que pode ser com ervas, azeite ou ainda na forma de sopa ou purê. A fritura aumenta muito o valor calórico e pode trazer danos à saúde.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar