Dicas Caseiras

Ilha Anchieta - Ubatuba!

Viagens e Turismo

Ilha Anchieta - Ubatuba!

Ilha Anchieta!

O Parque Estadual da Ilha Anchieta é uma área de proteção ambiental, hoje a ilha possui uma população de capivaras, macacos-prego, saguis, quatis, gambás, lagartos, tatus, cutias, sabiás, juritis, tangarás, tiés­sangue, colerinhas, saíras, bem-te-vis, atobás, gaivotas e beija-flores. No mar em volta da Ilha são encontrados cardumes de tainhas, robalos, carapaus, sardinhas, peixes voadores e tartarugas marinhas. Hoje a caça e a pesca são totalmente proibidas na Ilha Anchieta, estando então a fauna sob proteção de leis ambientais.

Ao desembarcar na Ilha Anchieta, você se depara com um Museu e com as Ruínas do Presídio, a Ilha Anchieta já foi colônia penal de prisioneiros políticos e comuns de1945 até 1955 quando aconteceu uma rebelião dos presos, considerada a maior na época. Em 29 de março de 1977 por meio de decretos e leis 9.629, a Ilha se transforma em Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Trilhas

A Ilha Anchieta possui trilhas que constituem um imperdível contato com a Mata Atlânticas e suas belas praias. Ao desembarcar na ilha, o turista encontra monitores credenciados que acompanham os grupos por essas trilhas; elas só podem ser percorridas com a assistência destes trilha do Saco Grande e trilha da Praia do Sul

Praias da Ilha Anchieta

A Ilha Anchieta em Ubatuba possui belíssimas praias, muitas praticamente desertas, que podem ser acessadas por trilha ou barco. É muito comum a prática de mergulho nas praias.

A Praia Grande da Ilha Anchieta tem mar bastante calmo, propício para o atracamento de embarcações. Para quem curte tranquilidade em contato com a natureza da Mata Atlântica. Areias claras, águas transparentes

A Praia do Leste na Ilha Anchieta é pequena, e como em toda a Ilha, tem águas límpidas e é cercada pela natureza. Excelente para banhos, mergulho e curtir momentos de paz e tranquilidade. O acesso pode ser embarcado ou através de trilhas que saem da Praia Grande e da Praia do Presídio.

Na Praia do Presídio na Ilha Anchieta, fica o píer de desembarque da maioria dos passeios de escuna que chegam para as visitações ao Parque Estadual da Ilha Anchieta. É nesta praia que se encontra o Centro de Visitantes e famosas Ruínas do Presídio, que são as instalações da Antiga Colônia Penal, desativada em 1955 depois de uma das maiores rebeliões carcerárias que o Brasil conheceu.

A Praia do Sul na Ilha Anchieta é bastante procurada pelos turistas por ter águas límpidas e sempre com ótima visibilidade, o que favorece o mergulho, o uso do snorkel e a contemplação da natureza pelos adeptos do turismo ecológico.

Mergulho

A Ilha Anchieta é considerada um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. Protegida pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, a caça e a pesca são proibidas somente o mergulho contemplativo é liberado.
A profundidade varia entre 3 e 12 metros e a temperatura média da água fica entre 20°C e 28°C. No verão costumam ocorrer quedas buscas na temperatura, chegando a até 15°C. Portanto, o uso de roupas isotérmicas de 5mm é recomendável o ano todo. A visibilidade varia muito em função de correntes e condições climáticas, indo de 2 a 10 metros

Regras para a visitação

Tanto a pesca como a caça são proibidas na Ilha Anchieta;
Ao fazer as trilhas ou frequentar as praias, tenha em mente as regras básicas de proteção do meio ambiente: não deixe lixo nos locais, não interfira com plantas e animais da Ilha;
Para uma visitação segura e proveitosa, procure sempre monitores especializados, especialmente para as trilhas, que só podem ser feitas com acompanhamento de monitores credenciados, encontrados na própria Ilha.

Sede Administrativa

Dias e horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 18h. Exceto às quartas-feiras
Telefones para informação: (12) 3832-9059 e (12) 3832-1397
E-mail: [email protected]

Visitação

Dias e horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 16h.
Fechado às quartas-feiras para manutenção

Como chegar

Estando muito perto do Continente, o acesso é fácil através de barcos, lanchas e escunas. O acesso é feito principalmente através de Escunas – a maioria das empresas fazem um passeio que consiste em levar os passageiros até a Ilha para desfrutarem o dia todo, indo buscar o pessoal no final da tarde. Algumas incluem visitas acompanhadas por monitores credenciados, o que torna o passeio muito mais interessante. No Saco da Ribeira e na Praia da Enseada existem diversas empresas que fazem os passeios de escuna para a Ilha Anchieta. Ao andar pelo calçadão da Praia do Itaguá, você também encontra operadoras que fazem o passeio.

Fonte: https://naturam.com.br/ubatuba/ilha-anchieta/