Dicas Caseiras

Como cozinhar grão-de-bico sem perder nutrientes?

Culinária

Como cozinhar grão-de-bico sem perder nutrientes?

Se você ainda não inseriu esse grão na sua dieta porque acha que a preparação é complicada, agora não tem mais desculpas.

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

Feito isso, saiba como preparar o grão-de-bico de diferentes formas.

Na panela de pressão:

Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.

 Na panela comum:

Depois de deixar os grãos de molho por 12 horas, escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

 No micro-ondas:

O processo inicial para o molho é o mesmo. Passadas as 12 horas, escorra a água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Retirar a casca do grão de bico é simples: Basta apertar os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Propriedades nutricionais do grão-de-bico

É uma das melhores fontes de proteína vegetal, sendo uma ótima alternativa para vegetarianos e veganos. A leguminosa é rica em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e cobre. O magnésico é um dos nutrientes mais presentes no alimento, o que o torna importante para o sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.

E mais: o grão-de-bico é especialmente benéfico para as mulheres, uma vez que é fonte de fitoestrógenos, que ajudam na reposição hormonal na menopausa. Já a vitamina B9 colabora para a fertilidade feminina.