Dicas Caseiras

Itatiaia – Conheça as maravilhas deste lugar!

Cultura e Lazer

Itatiaia – Conheça as maravilhas deste lugar!

Itatiaia é um dos melhores destinos para os ecoturistas! É lá que fica a porta de entrada para o mais antigo Parque Nacional do país com cachoeiras cristalinas, mata nativa fechada, animais exóticos de todas as espécies, rica flora, trilhas íngremes e escaladas emocionantes.

É necessário experiência prévia se for enfrentar as trilhas que podem durar horas a fio em meio a subidas e descidas. Por mais que todo o percurso seja cansativo, ao final, tudo é recompensado com mirantes que descortinam belas paisagens e mergulhos nos poços e piscinas naturais formadas pelas quedas d´água.

Parque Nacional do Itatiaia

Este é considerado o primeiro Parque Nacional do país. Sabe-se que a área possui 30 mil hectares de água e vegetação nativa e foi inaugurado em 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas. O roteiro inclui montanhas, penhascos rochosos, trilhas íngremes, cachoeiras cristalinas, mirantes e vegetação e fauna nativa.

O parque é tão extenso que abrange dois municípios do Rio e mais três de Minas Gerais, são eles: Itatiaia, Resende e Itamonte, Alagoa e Bocaína em Minas. Se divide em duas partes: a parte baixa e a parte alta. A portaria de Itatiaia dá acesso a parte baixa que abriga basicamente as cachoeiras.

Há também um Centro de Visitantes e um pequeno Museu. Famílias com crianças costumam optar pelos passeios nas águas cristalinas que a serra esconde. Pequenas trilhas de no máximo meia hora levam até as cachoeiras e exigem o mínimo de disposição.

No meio do caminho não é difícil encontrar espécies curiosas como o caxinguelé – um esquilo símbolo do parque – preguiças, aves, pacas, macacos, porcos-do-mato e até onças e lobos-guará. Por isso, é importante ficar esperto para não se surpreender.

Já a portaria que dá acesso à parte alta fica em Engenheiro Passos. Este trecho fica reservado aos aventureiros, pois são trilhas médias e intensas que levam a mirantes intocados. No caminho depara-se com formações rochosas curiosas e espécies diferentes de pinheiros.

No local se encontra algumas pousadas e hotéis, onde ficam os restaurantes. Vale a pena conhecer também o centro de artesanato. Indica-se levar água e comida, uma vez que não existe muita infraestrutura no local e ir acompanhado de guia para as trilhas.

Se você preferir existem diversos campings na cidade.

Cachoeiras

As cachoeiras existentes no Parque Nacional Itatiaia são verdadeiros achados da natureza. Os banhos em cachoeiras com quedas que vão de dois a quarenta metros proporcionam momentos inesquecíveis e relaxantes. As trilhas que levam às piscinas naturais costumam ser de nível fácil e curtas, confira?

Cachoeira Itaporani

A trilha que leva até essa cachoeira é de 15 minutos de caminhada. As piscinas naturais profundas de tom esverdeado são formadas pelas três pequenas quedas d´água que ali desembocam.

Cascata do Maromba

Assim como as outras, possui piscina natural gelada. Abriga uma interessante vista da mata. Tem uma queda de cinco metros perfeita para banhos. Fica ao lado da ponte sobre o Rio Campo Belo.

Cachoeira Véu de Noiva

Dez minutos de caminhada levam a esse cenário deslumbrante. Boa para banho, o Véu da Noiva abriga uma cascata com 40 metros de queda. Um poço raso formado pela queda se encontra após uma descida leve de escada.

Cachoeira do Rio Bonito

Essa cachoeira tem o acesso mais complicado de todos. Isso porque, fica na trilha que leva aos Três Picos. São cinco quilômetros de caminhada de muita energia e suor. Ao chegar, nada melhor que um banho na queda de seis metros.

Cachoeira Poranga

Essa piscina refrescante e cristalina é formada pelos dez metros de queda d´água. O acesso é através de 400 metros de trilha íngreme e perigosa.

Cachoeira Lago Azul

Mais estruturada, esta cascata é rodeada por quiosques com churrasqueira para alegria dos turistas. É ideal para mergulhos nas águas azuis de quedas de três metros.