Dicas Caseiras

Dica Ypê  Como lavar a louça de Natal sem esforço!

Limpeza e Organização

Dica Ypê Como lavar a louça de Natal sem esforço!

Nesta época do ano, com as festas de fim de ano não tem como fugir das louças. A Ypê traz algumas dicas práticas que irão facilitar esta tarefa.

Além das dicas abaixo, o detergente Ypê Gel Concentrado irá te ajudar a agilizar a lavagem, pois possui uma fórmula com alta concentração de ativos que, com uma pequena dosagem proporciona elevado poder desengordurante. Lava mais louças com menos produto e por isso dura muito mais. Além disso, é testado dermatologicamente e possui pH neutro.

1. Junte e organize tudo antes

Antes de começar a lavar sua louça, faça uma inspeção pela casa procurando tudo de sujo que encontrar, inclusive aproveitando para jogar fora restos de embalagens e recolher os lixos menores.

Também separe tudo por tipo, organizando toda bagunça da pia: empilhe os pratos, junte os talheres e separe os copos - que a essa altura já devem estar cheio d'água para ir soltando a sujeira. Também aproveite para raspar a comida dos pratos e os excessos das panelas.

2. A ordem muda tudo

As coisas mais complicadas e sujas ficam por último, as mais fáceis primeiro.

Faça dois ciclos de lavagem, ensaboando antes para deixar o detergente penetrar e amolecer a sujeira mais grossa, e só depois volte enxaguando e esfregando com mais força os itens mais sujos.

Considerando o critério de mais fáceis para os mais complicados, há uma ordem mais comum de ser seguida: copos, talheres, pratos, panelas e potes, liquidificador, panelas queimadas.

3. Copos

Sempre que forem colocados na pia já devem ser preenchidos com água, evitando que o líquido grude no fundo e fique mais difícil depois.

Se for secar os copos com pano de prato, seque apenas o lado de fora. O pano dentro do copo pode deixar um odor desagradável.

4. Talheres

Talheres são simples e podem ficar de molho dentro das panelas ou copos que já estarão cheios d’água, para ajudar a soltar os pedaços mais duros. Caso ainda esteja muito difícil de limpar, basta deixar de molho em água quente.

5. Pratos

Para os pratos também não tem muito segredo, o material costuma ser bom de limpar e pouco aderente. A maior parte da sujeira vai sair com o detergente agindo por algum tempo antes de ensaboar.

6. Panelas e potes

Deixe as panelas e potes sujos no fundo da pia, recebendo água e espuma que vão caindo enquanto lava as outras coisas, isso ajudará a amolecer a sujeira. Em caso de resíduos mais pesados nas panelas, pode ser necessário ferver água com detergente por alguns minutos para soltar melhor.

Uma das estratégias mais interessantes para evitar lidar com louça difícil é criar o costume de lavar os utensílios assim que forem usados. A sujeira ainda não secou e a lavagem é muito mais simples.

7. Liquidificador

Alguns modelos de liquidificador permitem soltar as lâminas e lavar individualmente, mas caso não seja possível, bata um pouco de água com detergente e depois enxague. Água quente pode resolver o problema das sujeiras mais difíceis.

8. Panelas queimadas

Quando deixamos a panela queimar e os resíduos acabam colados no metal o problema fica um pouco mais sério, sendo mais difícil de limpar. Utilize detergente, água e deixe a panela ferver por um tempo no fogão enquanto lava o restante da louça.