Dicas Caseiras

Panco - Educação alimentar diária do seu filho!

Saúde e Bem-estar

Panco - Educação alimentar diária do seu filho!

Para uma alimentação balanceada perceba se está incluindo os itens de todos os grupos alimentares: veja os grupos seguir:

Carboidratos: são responsáveis pelo fornecimento da energia para a criança brincar, estudar e realizar todas suas atividades diárias.

São alimentos fonte: pães, biscoitos e bolos simples, macarrão, feculentos (como batata, mandioca, mandioquinha, inhame, cará), cereais (como arroz, milho) e grãos.

Proteínas: possuem diversas funções no organismo, dentre elas dar estrutura à formação de nossas células, que constituem todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.

São alimentos fonte: carnes (de todos animais: boi, frango, peixe, etc), ovos, leite e derivados. Lipídios: também conhecidas como gorduras, são extremamente energéticos e fornecem energia-extra e por isso devem ser consumidos com moderação. Também auxiliam na formação de hormônios e no transporte de vitaminas lipossolúveis.

São alimentos fonte: óleos vegetais, manteiga, margarina. Vitaminas e minerais: auxiliam como reguladores do metabolismo. Deficiências de vitaminas e minerais às vezes não são percebidas, mas podem se manifestar como cansaço, sonolência e até perda de rendimento escolar.

Fique atento! As fontes alimentares são frutas, verduras e legumes.

É muito importante educar também a alimentação do seu filho! Para isso seguem algumas dicas para o dia-a-dia:

Toda a família deve alimentar-se de forma saudável! O exemplo é a melhor maneira de educar: procure realizar as refeições à mesa e sem distrações, como a televisão.

Procure oferecer sempre uma dieta equilibrada, nutritiva e saudável. Para isso, inclua frutas (pelo menos 3 vezes ao dia), verduras e legumes (pelo menos 2 vezes ao dia) e alimentos integrais (pelo menos a metade dos alimentos ricos em carboidratos oferecidos no dia).

A hidratação do seu filho deve ser realizada com água! Não ofereça sucos ou outras bebidas adocicadas para matar a sede! Deixe seu filho comer devagar e mastigando bem os alimentos, não o force a comer tudo o que foi servido, respeite quando a criança disser que está satisfeita.

Nunca ofereça alimentos de forma compensatória ou por premiação de algo, isto criará um vínculo emocional com a alimentação que trará problemas até a fase adulta.

As refeições devem ter horário pré-definido: não deixe a criança ficar comendo lanches e guloseimas fora de hora.

Fonte: http://www.panco.com.br/panco-kids/aos-pais