Dicas Caseiras

Benefícios dos temperos naturais à saúde!

Saúde e Bem-estar

Benefícios dos temperos naturais à saúde!

Temperar os alimentos vai muito além de apenas deixar a comida a gosto do paladar, os temperos dão perfume, deixam tudo mais saboroso, além de gerar cor, ser uma composição natural e ainda possuir diversos benefícios para a saúde.

Utilizar temperos naturais é a melhor opção, mas uma das principais vantagens, dar-se ao fato de que por serem ricos em substâncias antioxidantes, podem auxiliar na prevenção contra o envelhecimento precoce, auxiliar na melhora da circulação sanguínea, entre diversos outros benefícios.

Veja alguns temperos indispensáveis que podem ser incluídos na sua alimentação e que você encontra facilmente em nossas lojas:

Cebola – É antioxidante, digestiva, antimicrobiana e estimulante cardiovascular. Torna-se uma excelente combinação para temperar carnes e cereais, como o arroz integral.

Alho – Melhora a circulação sanguínea, purifica o sangue e previne alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico e possui atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica.

Coentro – Possui propriedades antioxidantes, digestivo, e auxilia no tratamento da ansiedade. Existem estudos apresentando o coentro também com propriedades benéficas no controle da ansiedade e apetite.

Salsa – É digestiva, diurética e melhora o funcionamento do fígado e do baço.

Cebolinha verde – É estimulante do apetite e auxilia a digestão. Combate gripes e doenças respiratórias.

Orégano – É antibacteriano, antibiótico, analgésico, antifúngico e sedativo. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados e no tratamento e controle de micoses e problemas fúngicos.

Curry – Possui origem indiana, sendo uma especiaria composta por variados ingredientes, dentre os quais: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro. É estimulante do sistema imunológico, anti-inflamatório e digestivo.

Noz moscada – É digestiva, antimicrobiana e afrodisíaca.

Alecrim – É estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anticéptico.

Manjericão – Planta rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio. A presença de magnésio ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. É digestivo, anticéptico, anti-inflamatório, ajuda no combate de infecções do trato respiratório.

Açafrão – Digestivo, anti-inflamatório e laxante suave, e é antineoplásicas, isto é, protege do câncer.

Gengibre – Trata enjoos, combate infecções e doenças cardiovasculares e auxilia no emagrecimento.

Erva doce – É digestiva e indicada em casos de flatulência, cólica e gases, atuando também no sistema respiratório ao suavizar tosses e catarros.

Tomilho – Digestivo, anticéptico, cicatrizante e vermífugo.

Canela – Anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Hortelã – Auxilia na produção de enzimas digestivas e nas infecções do trato respiratório, e é anestésica.

Louro – Digestivo, expectorante, melhora problemas no fígado e estômago. Quando adicionada ao feijão, ajuda a reduzir a formação de gases.

Cominho – As sementes estimulam a secreção de enzimas pancreáticas, substâncias necessárias para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes.  É diurético e auxilia no tratamento de flatulência (gases).

Páprica – Possui altos níveis de vitamina C. Por ser da mesma família da pimenta, é anti-inflamatória (sendo eficaz contra a gastrite), digestiva e estimula a circulação sanguínea.

Pimenta – São digestivas, pois aumentam a produção de suco gástrico. Além disso, têm propriedades anti-inflamatórias e aceleram o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento.

Fonte: www.nutrivanessalodi.com.br